
Dionísio Aguado
Biografia
Dionísio Aguado nasceu em Madri, Espanha, em 8 de abril de 1784.
Aos oito anos de idade estudava Filosofia, Latim e Francês, com tanto aproveitamento que seu pai – com a intenção de fazê-lo descansar de seus estudos – mandou-o estudar com Miguel Garcia, religioso de Cister, mais conhecido como Padre Basílio.
Em 1825 foi a Paris onde foi aplaudido como um dos maiores violonistas do seu tempo; publicou com grande sucesso seu método (traduzido para o francês) e encontrou-se com Fernando Sor, de quem se tornou amigo. Conheceu também músicos como Rossini, Bellini e Paganini.
Sua obra de maior valor, “Escuela de la Guitarra” foi publicada pela primeira vez em Madri no ano de 1820. É o primeiro método completo para o violão de 6 cordas. Muitos dos conceitos contidos e analisados no livro são usados até hoje, como a diferença de timbre entre a mesma nota produzida em cordas diferentes. O método também trata dos harmônicos oitavados, cuja técnica Aguado declara ter sido inventada por seu amigo François de Fossa.
Aguado também foi o introdutor do uso do banquinho para apoio do pé esquerdo. É o autor de outra invenção, o “tripodison” ou “Máquina de Aguado” que consistia basicamente de um suporte com três pés dotado de dois braços de metal que seguravam firmemente o violão, com o propósito de livrá-lo do contato com o corpo do executante.

Outra invenção de Aguado foi o cavalete tal como conhecemos hoje. Preconiza também um sistema até então inédito de ferir as cordas com polpa e unha: o dedo puxa a corda com a polpa, fazendo-a resvalar pela unha e depois descansar na corda superior.
Além do método, suas obras incluem várias outras, tais como: Op.2 três rondos brilhantes, Op.15 “Le minuet affandangado”, Op.16 “Le fandango Variée”, além de estudos, valsas, mosaicos, minuetos, variações e etc. As músicas de maior extensão requerem do violonista uma técnica virtuosa na mão direita e aberturas de mão esquerda quase impossíveis no violão moderno (o violão clássico-romântico era menor que o atual).
Dionisio Aguado retorna a Madri em 1835, onde falece aos 65 anos, no dia 20 de dezembro de 1849.
Obras:
- Op. 1: Douze Valses
- Op. 2: Trois Rondo Brillants
- Op. 3: Huit Petites Pièces
- Op. 4: Six Petites Pièces
- Op. 5: Quatre Andantes et Quatre Valses
- Op. 6: Nuevo Método de Guitarra
- Op. 7: Valses Faciles
- Op. 8: Contredanses et Valses Faciles
- Op. 9: Contredanses non difficiles
- Op. 10: Exercices Faciles et Très Utiles
- Op. 11: Les Favorites – Huit Contredanses
- Op. 12: Six Menuets & Six Valses
- Op. 13: Morceaux Agréables non difficiles
- Op. 14: Dix Petites Pièces non difficiles
- Op. 15: Le Menuet Affandangado
- Op. 16: Le Fandango Varié
Obras sem opus:
- Allegro
- Colección de Andantes Valses y Minuetos
- Douze Walses, une Marche Militaire et un Thème Varié
- Colección de Estudios (Madrid, 1820)
- Gran Solo de Sor (op.14) arr. par Aguado
- La guitare enseignée par une Méthode simple (c.1836).
- La Guitare Fixée sur le Tripodison ou Fixateur (c.1836)
- Muestra de Afecto y Reconocimiento (seis valses)
- Nuevo Método para Guitarra (Madrid, 1843).
- Valses Caractéristiques
- Variaciones
- Variaciones Brillantes